Os projetos são uma forma de trabalhar com temas interdisciplinares e objetivos específicos. Assim, dinamizamos as atividades dentro escola, tornamos os conteúdos mais atraentes e conquistamos a participação plena dos alunos.
A aprendizagem baseada em projetos prioriza habilidades como autonomia, proatividade e curiosidade para a resolução de problemas. Também promove a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe. Tais características possuem relação direta aos pilares que sustentam o nosso ensino.
No segundo semestre do ano letivo, as crianças são convidadas a participarem de um musical de Língua Inglesa. Além de trabalharem o vocabulário das letras das músicas, praticarem a pronúncia, a expressão corporal e o conteúdo relacionado ao tema do evento, os alunos possuem a oportunidade de vivenciar um momento especial com as famílias e demonstrar habilidades conquistadas ao longo de todo esse processo de aprendizado por imersão.
Em parceria com a ETS (Educational Testing Services), os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental realizam o Exame TOEFL Primary (Test of English as a Foreign Language) – um dos testes mais reconhecidos quando o assunto é proficiência em Língua Inglesa.
Ou seja, uma grande chance de terminar o Ensino Fundamental com uma certificação internacional e abrir a primeira porta para conectar-se ao mundo!
Diariamente, as aulas de diferentes conteúdos e temas são ministradas na Língua Inglesa. Com isso, exploramos o idioma estrangeiro sob diversos ângulos. Além da sala de aula, o aprofundamento do aprendizado é oferecido por meio de áreas de conhecimento interdisciplinares.
Exemplo, os alunos criam e apresentam projetos de cultura maker e/ou ciências durante aulas ministradas totalmente em inglês.
Desenvolvido para alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental no contraturno. Os alunos possuem aulas de game, empreendedorismo, lógica de programação e cultura maker, e são estimulados a desenvolverem projetos inovadores.
Com isso, proporcionamos que importantes áreas do conhecimento sejam trabalhadas tanto na teoria quanto na prática.
A ideia é que cada criança tenha a oportunidade de levá-la para casa e trazer no outro dia com objetos para os colegas que tenham relação com o aprendizado em sala. Antes de abrir a caixa e compartilhar os itens, os alunos são desafiados a acertarem o que tem dentro dela, mediante dicas do aluno que preparou a surpresa.
Unimos teoria e prática por meio das receitas. Ao desenvolver as receitas, os alunos se envolvem no aprendizado, melhoram a percepção e a gustação.
Também ampliam o vocabulário, quantificam os ingredientes, observam o processo de transformação dos alimentos (visão), exploram texturas (tato), experimentam novos sabores (paladar), sentem cheiros dos alimentos crus e depois prontos (olfato) e trabalham sons durante o preparo da receita (audição).
Na semana do Dia das Crianças, levamos as crianças para brincarem na rua. Com toda segurança e cuidado, conseguimos a autorização para fechar o espaço e montar uma estrutura divertida para os alunos. Esse projeto remete ao que crianças de antigamente faziam de forma natural: brincar de inúmeras brincadeiras no meio da rua. Tem futebol, corrida maluca, circuito com obstáculos, pula corda e muitas outras atividades dinâmicas e lúdicas. Tem gostinho de infância feliz!
Por meio de parceria com um teatro próximo ao nosso bairro, organizamos uma apresentação exclusiva para a nossa comunidade escolar. Assim, as crianças têm a chance de assistir a um espetáculo ao lado dos familiares e dos amigos da turma. Além de proporcionar cultura por meio da arte, incentivamos que as famílias fiquem mais próximas umas das outras.
Os alunos recebem a visita de pais na escola para uma conversa sobre o que fazem profissionalmente, como se vestem (se for o caso) e outras características do desempenho das determinadas funções. Além disso, eles levam objetos relativos ao trabalho dos familiares e também vão vestidos caracterizados com essas profissões.
Trabalhamos a valorização de todos os profissionais em nossa sociedade e sobre a profissão que as crianças desejam ter no futuro.
Reunimos os alunos para um momento encantador! Contamos histórias de uma forma extremamente lúdica, montamos cenários, criamos personagens e utilizamos diversos instrumentos para transformar a “Hora do conto” em um momento mágico. E mais, o fechamento de todas as histórias possui um período de reflexão.
Então, as crianças são estimuladas a pensarem na lição deixada pelo conto apresentado.
Os alunos escrevem e ilustram seus próprios textos durante as aulas. No final do ano, lançam os livros e distribuem autógrafos durante um evento muito especial.
Todas as crianças participam do processo, não fazemos a seleção dos melhores textos para o lançamento, pois acreditamos no potencial de escrita e criatividade de todas as crianças.
Semanalmente, as crianças levam um malote de leitura para lerem com as famílias. Além de ser uma bela oportunidade para as crianças desenvolverem habilidades, estimulamos o contato de todos com o hábito da leitura e também que as famílias tenham um tempo de qualidade juntos.
Nasceu da vontade de ajudar o próximo e também de ensinar para as crianças, na prática, a importância de ser solidário. O guarda-roupa foi montado no estacionamento da escola e isso permite que os moradores próximos passem e doem. Assim como torna possível que as pessoas necessitadas peguem as doações. Tanto a vizinhança quanto os alunos contribuem ativamente com os donativos, assim como também ajudam na organização dos itens expostos para doação.
Arrecadação de roupas de cama, vestuário infantil e adulto, sapatos, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas carentes. Os donativos são coletados pelos alunos e seus familiares e depois entregues a orfanatos e a lares de idosos.
Por meio de uma gincana entre as turmas, arrecadamos meias para entregar em uma empresa que transforma esse material em cobertores para moradores de rua. As meias novas são doadas a abrigos e lar de idosos. O clima de competição é superado pelo desejo de ajudar o próximo e as crianças se envolvem nesse clima maravilhoso em prol da solidariedade.
Programa orientado para o desenvolvimento das habilidades humanas em um mundo conectado. Contribui para a formação da autoestima dos pequenos e tem um efeito favorável na sua aprendizagem. Se pauta na combinação de estudos e práticas nacionais e internacionais sobre as competências socioemocionais. Permite que as crianças desenvolvam a capacidade de identificar, reconhecer e lidar com os seus próprios sentimentos e emoções, bem como os de outras pessoas. Também se dedica a apoiar as famílias e os educadores.
As aulas propiciam a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. Estimula a criatividade, ajuda na concentração e amplia o vocabulário das crianças.
A música no desenvolvimento infantil colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização. Também estimula a memória, melhora comportamentos como a indisciplina e a timidez, refina a coordenação motora, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem.
Aulas que estimulam a prática dos movimentos por meio de atividades lúdicas. Os pequenos aprendem também a relacionar-se com o mundo onde vivem, conhecendo suas possibilidades e limitações durante esse processo. São importantes ferramentas para estimulação motora, intelectual e afetiva na primeira infância e por isso, os espaços utilizados durante as aulas são adequados e confortáveis para que as crianças tenham total segurança.
“Gostaria de agradecer a acolhida de sempre para com os meus filhos. Desde 2013 sou fã da Casa de Brinquedos pela acolhida, organização e excelente profissionalismo. Tenho uma escola e mesmo assim entrego meus filhos aos cuidados da Casa de Brinquedos. Amo esse lugar e todos os seus funcionários que lá trabalham!”