Alimentação saudável no ambiente escolar

Eu e você reconhecemos a importância de nos alimentarmos de forma saudável. Não é mistério para ninguém que descascar o alimento é muito melhor que desembrulhá-lo. Está mais do que claro os malefícios do açúcar em qualquer idade. A questão principal aqui não é repetir o que já é de conhecimento de todos. A ideia é gerar reflexões, dar dicas sobre como ofertar bons alimentos para as crianças e mudar hábitos alimentares da família. E, antes que pense em desistir, te desafiamos a continuar lendo o texto até o final. Enquanto escola, podemos ajudar de diferentes maneiras.

Entenda como a escola é capaz de ajudar as crianças a terem uma alimentação saudável

Neste texto, abordaremos algumas estratégias que funcionam no ambiente escolar, e como as famílias podem aproveitar essa oportunidade para ofertar alimentos geralmente “não aceitos” pelos pequenos.

 

  1. A sala de aula possui um papel essencial para a alimentação saudável no ambiente escolar

O incentivo dos professores tanto na hora do lanche quanto nas aulas que envolvem o tema de saúde tem um efeito surpreendente. Papais e mamães ficam até em dúvida quanto aos resultados dessa primeira estratégia por parecer simples demais. Todavia a influência do professor durante o aprendizado provoca e encoraja o aluno a experimentar alimentos novos depois de uma aula sobre suas características, origem, composição dos nutrientes e outros pontos trabalhados em sala. A curiosidade gera na criança a vontade de participar da aula prática após uma boa e envolvente aula teórica.

Além disso, se o professor acompanha atentamente o horário do lanche e age de forma lúdica incentivando com respeito que as crianças se alimentem bem, a aceitação aumenta e elas passam a entender a importância de não desperdiçarem o que trouxeram de casa. Durante o lanche, também é possível criar combinados com a turma, por exemplo: todos levam as frutas favoritas toda terça e quinta, ou sempre comem a fruta antes dos carboidratos e do suco.

Outra forma divertida é trabalhar as letras por meio das frutas trazidas para o lanche ou até marcar com as famílias piqueniques mensais priorizando determinadas letras do alfabeto. Isso estimula a criança a pensar em itens diferentes do seu cotidiano e a participar da atividade com criatividade.

Como as crianças lancham juntas diariamente, cria-se uma rotina ideal para trabalhar os alimentos saudáveis, mostrando para elas seus benefícios e cuidando para que de fato entendam a real importância para a saúde. Por menores que sejam, os pequenos precisam escutar o motivo de determinada comida ser evitada e de outras serem excelentes opções para a lancheira escolar.

 

  1. Objetivo da aula de cozinha experimental na escola

O principal objetivo das atividades realizadas na cozinha experimental é desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Nesse espaço, as crianças aprendem as propriedades nutricionais de cada alimento, a importância de uma refeição balanceada, assim como são estimuladas a descobrirem novos sabores.

 

Na imagem, a aluna da Casa de Brinquedos está experimentando um preparo feito por sua turma durante a aula da cozinha experimental.

 

A cozinha experimental na escola tem a proposta de levar a criança a um ambiente diferente da sala de aula para aprender novos conteúdos. E vai além, pois o contato com os ingredientes – sentir, cheirar, tocar e experimentar – promove resultados maravilhosos na aprendizagem escolar, dentre eles: noção de quantidade, proporções e medidas; conhecimento sobre outras culturas; alimentação saudável; enriquecimento do vocabulário; aperfeiçoamento de habilidades sociais, de trabalho em equipe e de segurança.

O contato com os alimentos na escola, levando em consideração a participação de professores e colegas, estimula as crianças a aceitarem melhor os alimentos naturais. Até porque a descoberta da origem dos alimentos desperta a consciência ambiental, bem como valoriza a preferência por alimentos mais saudáveis. Os alunos também aprendem sobre a importância da higiene das mãos, da limpeza de alimentos, suas datas de validade e forma de conservação. Além da conscientização sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.

Na imagem, durante a aula na horta, os alunos da Casa de Brinquedos estão plantando hortaliças que serão utilizadas na aula de cozinha experimental, a fim de unir conhecimento e prática sobre a origem dos alimentos.

 

As receitas são desenvolvidas priorizando e estimulando os sabores, a higiene, a relação da criança com o alimento e os utensílios de cozinha e, principalmente, a alimentação adequada desde a infância.

Todo esse contexto, envolvido por atividades lúdicas e a influência dos colegas que experimentam juntos, traz resultados surpreendentes para o hábito alimentar da criança. Mas não é o suficiente. Para que haja o melhor aproveitamento, em casa, a criança precisa ter acesso a alimentos saudáveis também, assim como comer nos momentos adequados. Ou seja, boas opções devem ser ofertadas sempre.

Por que é essencial oferecermos uma alimentação nutritiva e variada para as crianças, tanto em casa quanto na escola?

De acordo com dados do Ministério da saúde, 10% das meninas e 13% dos meninos brasileiros entre 5 e 19 anos são obesos ou têm sobrepeso.

Além do estilo de vida moderno, que favorece o sedentarismo, o consumo excessivo de guloseimas, frituras, salgadinhos, refrigerantes e outros produtos industrializados que fazem mal à saúde.

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Se sim, conte com a nossa equipe para fazer o melhor por sua família.

Diante do cenário citado acima, a educação alimentar tem se tornado uma extensão da proposta pedagógica da escola, afinal, enxergamos o espaço privilegiado que ocupamos no desenvolvimento dos hábitos alimentares dos alunos desde cedo. Tanto em casa quanto na escola, é importante que as crianças sejam estimuladas a cultivar bons hábitos alimentares. E isso depende diretamente dos esforços dos adultos responsáveis.

Ou seja, juntos, podemos alinhar estratégias ainda mais exclusivas para as crianças de acordo com cada faixa etária. Inclusive, se for necessário, marque uma conversa com a coordenação pedagógica ou partilhe ideias durante nossas reuniões de pais. Podemos montar piqueniques saudáveis com a turminha ou abordar sobre alguns grupos de alimentos durante as aulas de cozinha experimental.

Na imagem, a aluna está sentada numa toalha xadrez no pátio da Escola Casa de Brinquedos. Ela está segurando uma placa com a letra “O” durante o Piquenique das Vogais nas turmas da Educação Infantil.

 

Juntos, esse processo ficará muito mais leve e divertido

Além disso, nas festas de aniversários das crianças, temos sugestões de lanches conforme cada segmento da escola. Na unidade Baby, por exemplo, como trabalhamos com crianças de 1 a 3 aninhos, recomendamos alimentos sem adição de açúcar tanto nas festas, quanto no lanche trazido de casa e nas aulas de cozinha experimental. Entendemos a importância de todos experimentarem os mesmos alimentos durante os momentos de partilha e principalmente que sejam opções variadas e ricas em nutrientes. Mais importante que a quantidade, o nosso papel sempre será oferecer refeições com qualidade.

Nossas aulas de cozinha experimental possuem inúmeros benefícios, pois oferecem desafios, elaboração de hipóteses, conhecimentos variados, criatividade e afeto em partilhar o alimento. Os educadores acompanham e valorizam as soluções sugeridas pelas crianças, o que garante um aprendizado significativo, efetivo e construtor de diversas competências.

 

Na Casa de Brinquedos Baby e na Escola Casa de Brinquedos os alunos vivenciam essa experiência enriquecedora e compartilham momentos especiais nas aulas da Cozinha Experimental. Toda semana, vivenciam uma preparação diferente que busca relacionar as atividades trabalhadas, em sala de aula, com a experimentação na cozinha.

 

Fizemos uma entrevista com a nutricionista infantil Raiane Dantas, que traz dicas valiosas para montar a lancheira escolar. Assista:

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